Câmara de Sintra Adjudica Segunda Fase do Jardim Romântico do Vale da Raposa

Novo espaço verde em Sintra, inspirado no romantismo e poesia, terá áreas de lazer, cultura e contemplação.

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da segunda fase das obras do Jardim Romântico do Vale da Raposa, um investimento de 738 mil euros que pretende transformar este espaço na vila de Sintra numa área multifuncional e cénica. A obra tem um prazo de execução de oito meses.

Inspirado no tema “Romantismo-Poesia-Paisagem”, o projeto inclui a criação de circuitos de água, clareiras, bosques, ruínas recuperadas e áreas para deambulação, lazer e contemplação. Este espaço verde, com cerca de 7.855 m², será um ponto de ligação entre o Jardim da Correnteza e importantes polos culturais da zona, como a Biblioteca Municipal da Casa Mantero, o Centro Cultural Olga Cadaval, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra e o futuro Sintra Cinema.

Segundo Basílio Horta, presidente da autarquia, “este novo espaço será mais uma área de lazer e contemplação, permitindo aos munícipes e visitantes usufruir de atividades ligadas à cultura e práticas artísticas”.

O projeto também integrará a Casa de Fresco, um espaço versátil que dialoga com o conceito do jardim romântico, destinado a acolher atividades culturais e artísticas.

A primeira fase das obras, concluída em 2021, representou um investimento de 588 mil euros e focou-se na criação de infraestruturas, segurança, acessibilidade e recuperação dos caminhos. A nova intervenção reforçará o valor cultural e paisagístico deste espaço emblemático de Sintra.

Partilhar