ANSR, GNR e PSP unem-se para reforçar a importância do uso correto de cintos, cadeirinhas e capacetes – ações de sensibilização e fiscalização decorrem de 1 a 7 de abril.
A partir destaterça-feira, dia 1 de abril, arranca a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, uma iniciativa conjunta da ANSR, GNR e PSP. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025, esta ação vai decorrer até 7 de abril, com o objetivo de sensibilizar condutores e passageiros para a correta utilização dos dispositivos de segurança.
Os números não deixam margem para dúvidas: numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor sem cinto pode sofrer um impacto semelhante a cair do terceiro andar. Usar cinto, cadeirinha adequada ou capacete pode reduzir drasticamente o risco de morte ou lesões graves.
Durante a campanha, vão realizar-se ações de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização em vários pontos do país:
- 1 abril, 09h30 – Estrada de Nelas (junto ao Mercadona), com ANSR e PSP
- 2 abril, 07h30 – EN226, junto ao Centro Escolar de Ferreirim, Lamego, com ANSR e GNR
- 3 abril, 09h00 – Rotunda das Lajes, Coimbra, com ANSR e PSP
- 4 abril, 08h00 – Rotunda Rua Luís de Camões, Cantanhede, com ANSR e GNR
- 7 abril, 08h00 – Rotunda do Ramalhão, IC19 em Sintra, com ANSR e GNR
A campanha lembra ainda recomendações essenciais:
- Use sempre cadeirinha homologada, bem instalada e adequada à criança;
- Use o cinto de segurança em todos os lugares e percursos, mesmo os curtos;
- Use capacete devidamente ajustado e aprovado.
Esta é a quarta de 11 campanhas previstas para 2025, focadas em temas como velocidade, álcool, acessórios de segurança, uso do telemóvel e veículos de duas rodas a motor. A mensagem é clara: os acidentes podem ser evitados com comportamentos responsáveis ao volante.